Você deve riscar os dias de descanso do seu plano para sempre?

man sitting on a bench in the gym

Dias de descanso. Para os loucos por academia, eles são uma necessidade maligna. Algo que sempre se acreditou ser necessário no plano de treino. Enquanto muito reclamam que precisam de motivação para ir em frente e seguir o programa de exercícios, você, por outro lado, reclama que precisa de motivação para ir descansar.

Você provavelmente está tirando aquele dia de folga obrigatório de seu plano de treio e, talvez, tenha até mesmo acrescentado outros dois ou três dias de folga devido ao conselho de algum ‘coach’, artigo de revista ou simplesmente porque está indicado no plano que você segue.

E se você estivesse sendo enganado? E se alguém poderia ter lhe dado o conselho errado?
Na verdade, provavelmente isso aconteceu. Vamos discutir aqui algumas razões pelas quais talvez você abandone aqueles malditos dias de descanso e passe a frequentar a academia 7 dias por semana, como você sempre sonhou.

3 Boas razões para descartar os dias de descanso

Você quer razões para não descansar, bem, aqui estão três delas:

1 Mantém você mentalmente motivado

Já teve algum daqueles momentos em que, depois de um dia de descanso, você precisa voltar a treinar e simplesmente não sente vontade de ir à academia? Todos nós já sentimos isso. Você interrompeu seu momentum e agora precisa recuperá-lo novamente.

Ao treinar sete dias por semana, mesmo que alguns dias sejam mais leves e curtos, você ficará com essa mentalidade de academia. Para alguns, isso pode significar uma enorme diferença entre sucesso e fracasso.

Se você é do tipo que deixa um dia de descanso se transformar em dois e depois se transformar em uma semana e a semana em férias de um mês, você com certeza precisa treinar todos os dias.
Mesmo se você não for alguém que desanima facilmente, se esse dia de folga reduz a sua vontade, então ele mata sua motivação – e você estará deixando os resultados na mesa por causa disso.

2 Mantém seu sistema nervoso central aceso

Outro grande benefício do treinamento diário é que ele mantém seu sistema nervoso central (SNC) aceso. Este é outro ponto que você provavelmente já experimentou antes. Quando você tira o dia de folga da academia, no dia seguinte você se sente meio letárgico. É como se o seu cérebro estivesse falando para os seus músculos se contrair e eles levassem muito tempo para fazer isso.

Isso não ajuda em nada você atingir seus objetivos. Acontece devido ao seu SNC estar um pouco preguiçoso. Ele perdeu um dia de treino e entrou no modo de descanso. Agora você precisa dar um belo sacode nele para acendê-lo novamente.

Se você não tirar o dia de descanso, você deixa todo esse problema de lado.

3 Seu metabolismo é atiçado

Por fim, a última boa razão para pensar em abandonar os dias de descanso é porque ir à academia todos os dias, mesmo que para fazer apenas algumas séries, fará que a chama do seu fogo metabólico permaneça acesa.

Se o seu objetivo for perder peso ou permanecer enxuto a longo prazo, ter uma taxa metabólica maior o ajudará seriamente. Quanto mais energia você queima diariamente em repouso, mais fácil você queima gordura.

Uma pesquisa demonstrou que após um programa de treinamento físico ter sido realizado, a taxa metabólica de repouso medida na manhã após o treinamento é consideravelmente maior (cerca de 9,4%, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology) do que a linha de base. Isso também pode aumentar a oxidação lipídica total no corpo trazendo resultados superiores para a perda de peso.

Você pode colher esse benefício sete dias por semana se treinar diariamente.

O treino que deu errado: como treinar 7 dias por semana com sabedoria

Ok, espere. Antes de abandonar o seu programa atual e pensar que você vai começar a ir à vontade sete dias por semana na academia, você precisa parar e observar, pois você deve fazer isso com sabedoria ou você acabará se machucando devido ao treinamento em excesso.

Todas essas coisas que eles sempre disseram sobre o corpo precisar de tempo para se recuperar e sobre queimar seu CNS… sim … existe certa verdade nelas. Mas não se preocupe. Você pode contornar isso se treinar de uma maneira inteligente.

Veja como fazer.

1 Não complique

Primeiro, mantenha essas sessões curtas e simples. Você sabia que treinos prolongados abatem seu sistema nervoso central mais do que os treinos curtos e intensos? Então faça algumas séries e dê o fora da academia. Não há necessidade de ficar sentado trabalhando cada grupo muscular. Se você fizer isso, aí sim precisará de dias de recuperação. E não é isso que estamos procurando aqui.
Faça algumas séries e faça-as valer a pena. É assim que você verá os resultados.

2 Divida para conquistar

Também é verdade é que cada grupo muscular, quando trabalhado pra valer, precisa de 48 horas para descansar e se reconstruir. Você não quer botar eles pra trabalhar antes disso ou você vai pagar um preço – o preço de nenhum progresso.

Então, divida seu corpo. Geralmente, as divisões de partes do corpo não são recomendadas porque é algo que não seria tão “benéfico”, porém, deixe isso pra lá. Se você está na academia 7 dias por semana, você tem tempo para treinar cada músculo individualmente.

Claro, se você só trabalhar um determinado músculo a cada 10 dias, então sim, não será a melhor abordagem para trazer resultados. Mas se você conseguir treinar cada grupo muscular uma vez a cada cinco dias, você vai longe.

3 Ajuda com suplementação

Sabia que existem certos suplementos no mercado que podem acelerar sua taxa de recuperação, reduzindo a necessidade fazer os dias de descanso? Tomar alguns BCAA’s durante a sua sessão de treino, por exemplo, é um movimento inteligente, tomar um soro de proteína isolado imediatamente após o treino é outra coisa que irá garantir a rápida reconstrução do tecido muscular magro. Adicionar algo como o HGH-X2 à sua rotina ajudará a não apenas reduzir o tempo de recuperação, mas também a promover a perda de gordura.

Embora os suplementos não sejam os principais responsáveis por acabar com ou trazer o seu progresso, eles definitivamente podem ajudar a fortalece-lo.

4 Observe que a intensidade vem de muitas maneiras

Por fim, tenha em mente que a intensidade se apresenta de várias maneiras. Deixe de lado a ideia de que, para ser um treino bom, é preciso puxar o peso mais pesado. O treino de alta intensidade pode ser muito devastador para o seu corpo.

Não acredita em mim?

Da próxima vez que você estiver na academia, faça 6 séries de 15 repetições com 45 segundos de descanso entre elas. Então veja se você não chamará sua mamãe ao terminar.

Treinamento de alta intensidade e treinamento de carga pesada sobrecarregam o corpo de maneiras diferentes, portanto, alternar entre eles, evitará que seu SNC se esgote e que seja possível treinar todos os dias.

A variedade é o tempero da vida. Use-a!

Repense os dias de descanso. Eles podem não ser realmente tão importantes quanto você sempre pensou. Com a abordagem correta, você pode ser capaz de dizer adeus a eles e dar olá para fazer o que você mais ama. Todo. Santo. Dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *